25 de abril de 2012

Dia do Indio Nas Creches Municipais




A tradicional programação do Dia do Índio nas escolas de ensino infantil, onde geralmente as crianças levam de recordação apenas pinturas indígenas nos rostos, foi substituída nesta quinta (19), por uma iniciativa inédita, que contou com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura (Smec) e Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de São Félix do Araguaia.
A ideia consistiu na visita de crianças indígenas do povo Karajá às crianças das Creches Dona Elza e Dona Tunica com o objetivo de promover interação e socialização entre elas no decorrer da programação em homenagem ao Dia do Índio.

As crianças indígenas, vieram acompanhadas do professor Leandro Karajá da Escola Krumare, localizada na aldeia JK, para visitar as Creches Municipais e no entanto participaram de diversas atividades que incluíram apresentação de canto, brincadeiras, produção de artesanatos, pinturas e outros.

As crianças indígenas mostraram toda a força e beleza da cultura indígena, trazendo no corpo, os traços da pintura tradicional, bem como, os adornos típicos do povo Karajá, encantando a todos com a riqueza e importância das diferenças culturais.

De acordo com a equipe de profissionais das creches o dia cultural traz muitos benefícios, especialmente para o relacionamento entre as crianças, que através da socialização, podem guardar boas experiências entre elas.

O professor Leandro Karajá acredita na importância da proposta, uma vez que, mesmo convivendo em distâncias relativamente pequenas, muitas vezes, não há oportunidade de uma troca real de experiência entre as crianças, afirmou ele.

Com cinco anos de idade, a pequena estudante Júlia Ribeiro Marinho, conta o que ficará de recordação dos amiguinhos indígenas. “Gostei muito de brincar com eles, me ajudaram a fazer os meus colares e eu vou guardar todos em casa”, disse ela.

Foram participantes do especial Dia do Índio, as crianças da turma de Berçário, Maternal I e II,Turmas da Pré e Alfabetização.
Confiram as fotos: